Um tal de David Worthington teve acesso a alguns documentos internos da Microsoft que revelam a existência de um novo sistema, batizado, por enquanto, de Midori, palavra japonesa que significa “verde”. Com base nas informações que o jornalista vazou, Joe Wilcox, do Microsoft Watch, confabulou algumas possibilidades a respeito do assunto.
Joe diz que, presumivelmente, o Midori nada mais é que o Singularity, um projeto de sistema modular liderado por Eric Rudder que a Microsoft timidamente divulgou há algum tempo (mais informações). O mais importante é: não se trata de um novo Windows. O Singularity é um projeto novo, e por isso chama tanto a atenção e causa tanta apreensão na indústria. A simples menção de um substituto do Windows causa furor. Seria algo revolucionário, talvez mais até do que o lançamento do Windows 95.
Há muito palpiteiro a respeito do que deveria mudar na próxima versão do Windows, por isso é bom filtrarmos o que é realmente interessante. Joe fez isso, e comungo dos pontos atacados por ele. Segundo sua análise, o próximo release deve conter as seguintes mudanças:
- Modularidade;
- Suporte total a periféricos (numa só versão do sistema);
- Conectividade/redes;
- Sincronização;
- Retrocompatibilidade (virtualização); e
- Ser novo.
O último item é o mais importante. Seria um recomeço, criar o sistema do zero, e não apenas reciclar e otimizar uma base velha, cansada, algo que vem sendo mastigado desde o Windows NT 3.5/4.0, os quais surgiram numa época em que Internet, para a Microsoft, era “modinha passageira”. Não que o sistema atual seja ruim; ocorre que ele está muito próximo da saturação, e a falta de novidades significativas no Vista é um sinal disso.
Os outros pontos são velhos conhecidos da crítica, e… bom, se o interesse nele for muito grande, recomendo a leitura do original.
Há quem diga que tudo isso não passa de vapourware, ou seja, uma maneira da Microsoft chamar a atenção com um produto que não existe, ou que não será lançado. É difícil fazer qualquer aposta a favor ou contra isso, pois se a necessidade de um reboot na arquitetura do Windows existe, por outro lado rumores sobre o Windows 7, o qual num primeiro momento parece ser uma evolução do Vista, deixa a dúvida no ar.
A propósito, a reportagem do IDG Now! apurou fatos diferentes dos abordados por Joe Wilcox. Segundo o periódico nacional, o Midori será quase um web desktop, ou seja, um sistema que eliminará a necessidade de aplicações locais, onde tudo rodaria virtualizado, via Internet. Será?









# Wednesday, 30/07/2008, 13:22
Legal, gostei.
# Wednesday, 30/07/2008, 14:51
O Internet Explorer obrigatoriamente deveria ser recomeçado do zero, afinal ele é ruim desde o “nascimento” e continua ruim até o dia de hoje.
Fazer um novo windows com base no Linux seria bem interessante também, seria a soma da facilidade com a segurança
Mas esta notícia na minha opinião é apenas alarde, para não tirar o foco das vendas do Vista, já que tem gente pensando em não comprá-lo por causa do possível lançamento do 7 no final do ano que vem
# Wednesday, 30/07/2008, 14:54
O que ouvi dizer foi que esse Midori seria um “novo” e “revolucionário” sistema operativo que fari de base ao novo Windows 8.
Seria escrito do zero e viria corrigir todos aqueles erros e compatibilidades que conhecemos e teria um nível se segurança muito superior ao Windows de hoje, do género Mac.
Tantas versões da mesma história… em quem acreditar?
That’s the question!
# Wednesday, 30/07/2008, 15:18
Eu acredito que algo nesse sentido, de estarem criando um novo SO totalmente do 0 (zero), é verdadeiro e válido. É só verem que desde o Vista eles estão querendo fazer isso, mas acabam deixando de lado, por algum motivo… Se isso acontecer e sair mesmo, vai ser uma maravilha.
# Wednesday, 30/07/2008, 15:44
@Fernando,
1. Internet Explorer? A questão aqui vai muito além, é um novo sistema operacional.
2. Windows com base no Linux? Pirô? Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Não tem sentido.
@ João
1. E quem disse que o Mac é seguro? Ele não é explorado, isso sim.
Provas? Acesse: http://www.baboo.com.br/absolutenm/templates/content.asp?articleid=31739&zoneid=221&resumo=macos_x_foi_hackeado_2_minutos_desafio
@ Ultimate
Tambem acredito, a Microsoft tem evoluido muito desde o lançamento do Vista. Tem visto que as coisas não são bem por aí, que nem tudo pode ser “guiado” por eles e o mundo não gira só em torno da MS.
Estão amadurecendo aos poucos, abertura de uma parte dos códigos do Office foi uma boa mostra disso.
Abs
# Wednesday, 30/07/2008, 16:59
Ou seja, o Midori não será um sistema operacional, mas sim um sistema virtual. Mas com certeza tem muito chão antes do Midori vir…
# Wednesday, 30/07/2008, 17:03
eu li em outros sites que seria um sistema baseado emweb. Tipo eyeOS.
# Wednesday, 30/07/2008, 17:17
@ Gerson
O post é sobre um sistema operacional, mas na verdade comentei sobre uma de suas mais terríveis falhas: seu kernel junto com um navegador de má qualidade e cheio de furos, pra não dizer dos active-x, creio que é um dos pontos mais fracos do Windows, e deveria ser resolvido este problema independentemente de sistemas operacionais
Creio que o Windows com base em Unix (não Linux, desculpe), seja viável sim, porque não ??? o grande problemas são os xiitas (embora hava os fanboys MS também), eu particularmente não tenho nada contra.
# Wednesday, 30/07/2008, 17:30
@ Fernando
1. Entendi o seu ponto de vista, e concordo com relação ao IE. Mas o assunto aqui é um pouco mais profundo. Nesse caso, não há Mozilla (leia-se firefox) que faça frente.
2. Embora eu tenha dito que a MS está amadurecendo, usar um outro sistema para desenvolver o seu é dizer aos quatros cantos desta terra (se é que há cantos) que o Unix é muito melhor. E embora saibamos de suas qualidades, ninguem daria o braço a torcer (fazer um software pago e caro como o Windows baseado em um quase sem custo Open Source?)
# Wednesday, 30/07/2008, 18:41
@ Gerson
FYI: O Mac OS é pago e é baseado no BSD, não tendo nada haver com o mesmo.
PS: Midori é o nome de um navegador (http://en.wikipedia.org/wiki/Midori_(browser)) e de uma distro Linux (http://midori.sourceforge.net/).
# Wednesday, 30/07/2008, 19:39
1 -”Nesse caso, não há Mozilla (leia-se firefox) que faça frente…”
Como assim ?? não entendí ? você quis dizer que se o IE fosse recriado do zero mesmo assim não faria frente ao Firefox ?? se for isso você tem razão pois pela mesma razão o Opera nunca vai chegar perto do Firefox (mesmo sendo muito bom)
2 - concordo totalmente, entendí o que você quis dizer, , mas a Apple fez um SO pago com base no Unix, não é verdade ?
# Wednesday, 30/07/2008, 20:11
Deus é pai!
mais acabar com o windows é pouco, tem que fechar a Microsoft..
# Wednesday, 30/07/2008, 20:59
Deus é pai, mas um dia todos esses comentários idiotas contra o Windows e a Microsoft cairão por terra. Nunca vi tanta idiotice, por isso me abstenho.
Ghedin, parabéns aos posts. Sinto uma leve sintonia da sua parte com o mundo Windows. Ou tô enganado? É sério, só por isso leio esse blog e outro de nome Baboo.
# Wednesday, 30/07/2008, 21:22
Trocar o windows, me da até arrepios.
Durval - http://www.hotmastersound.com.br
# Thursday, 31/07/2008, 00:40
@Fernando
O Linux é uma coisa diferente do Windows, esqueçam Windows versus Linux, isso não existe, são sistemas com finalidades totalmente diferentes!
@Manoel Antônio,
Infelizmente o Baboo se tornou somente um site comercial com apoio da Microsoft, já ouvi dizer até que o sr. Baboo recebe $ da Microsoft!
# Thursday, 31/07/2008, 09:13
Tem muita especulações boatos etc… Até ja vi especulação que o sevem não seja um windows novo seja apenas uma grade atualização do vista um sp2 ou sp3… que e o verdadeiro substituto do vista seja esse Midori que seria lançado em 2011 ou 2012…
# Thursday, 31/07/2008, 10:20
Retrocompatibilidade (virtualização) isso sempre deveria ser o ponto principal e no mesmo nível os drives , e teriam de ter uma forma de dar compatibilidade a periféricos antigos mesmo que os (virtualização) drives não forcem atualizados
# Saturday, 02/08/2008, 03:17
@ Eduardo Coelho
Ninguém está falando em Linux vs. Windows, você que tocou no assunto… Estamos falando em arquitetura de sistemas, algo bem diferente. Aliás, qual a finalidade do Windows e do Linux? Não entendi. Eu pensava que ambas era de servir usuários, assim como qualquer SO…