O Netscape foi o primeiro navegador a dominar o mercado. Na década passada, chegou a ter mais de 90% do mercado, valor este que a Mozilla sequer sonha para seu Firefox… Com o golpe baixo da Microsoft, que integrou o Internet Explorer ao Windows 95 OSR2 e seguintes, o Netscape viu seus usuários sumirem num estalar de dedos, e dali em diante entrou numa decadência sem precedentes.
Quando estava na sexta versão, os desenvolvedores liberaram o código-fonte do Netscape para a comunidade open source. Disso nasceu o Mozilla Suite, que depois deu lugar ao Firefox/Thunderbird, e o resto é história… Paralelamente, e agora sob as asas da AOL, o Netscape chegou à sétima versão, falecendo logo em seguida.
Mas eis que a AOL, numa atitude “genial”, ressuscitou o Netscape, e ele chegou à oitava versão usando a engine do Firefox, e também a Trident (do IE). Ou seja, era o Firefox com a extensão IE Tab e um tema verde-água feio e pesado. Na nona versão, lançada há pouco tempo, tiraram a extensão IE Tab engine Trident, de modo a torná-lo novamente multiplataforma, e acrescentaram links e botões para serviços do portal Netscape, porque agora o site é um Digg-like; quer o navegador? Pegue-o em http://browser.netscape.com/.
A notícia da segunda morte (?) do navegador foi dada ontem, pelos próprios desenvolvedores. O motivo é que a AOL está investindo pesado em negócios web-based, além de apoiar abertamente as soluções da Mozilla. O programa (todas as versões) terá suporte apenas até o dia 1° de fevereiro de 2008. Há um mini-FAQ com perguntas comuns, do tipo “OMG, e agora!?” (para esta, aliás, a resposta é usar Firefox e Thunderbird).
Descanse em paz, Netscape!
PS: estava pesquisando os acervos do Guia e do WinAjuda, em busca de textos sobre o Netscape para enriquecer este, e encontrei um sobre o beta 1 do Netscape 9. Dêem uma lida no último parágrafo. Ah, se eu tivesse apostado com alguém…
.
Fonte: Download Squad.









# Friday, 28/12/2007, 22:39
Ah… Eu nunca usei, acho que pra mim não irá fazer diferença.
# Friday, 28/12/2007, 22:45
Ah ! que pena !!!
Já tinha me acostumado com o Netscape, que é um pouco mais leve que o Firefox, muda de abas sem a lentidão
Agora se for para voltar para o peso-pesado Firefox, estou pensando em ficar só com o Opera mesmo….
# Friday, 28/12/2007, 22:48
Ele morreu e o pior e que ninguem ira ao velório dele, se e que existe velório para esse browser, deveriam enterra-lo logo e investir dinheiro no firefox.
# Friday, 28/12/2007, 22:50
Mais uma coisa Ghedin:
tudo bem, a sua (ou nossa) “profecia” cumpriu, mas não considero o Netscape um “fiasco”, achei ele excelente, estou usando ele até hoje
A propósito, também “profetizei” neste post (09/06 - 09:34)
O pessoal da “navegação” quer novidades e não cópias (ou mods) do que é bom.
Existe neste Netscape algo que não tenha no FF e no Opera ???
algo que ele se destaque, se sobreponha sobre os dois melhores???
se não tiver, fracassou outra vez !!
# Friday, 28/12/2007, 23:03
Já estava mais do que na hora, não?! O caminho é continuar colaborando com a Mozilla no desenvolvimento dos seus softwares. Uma parceria um tanto quanto bem-vinda.
[]’s
# Friday, 28/12/2007, 23:49
“Com o golpe baixo da Microsoft, que integrou o Internet Explorer ao Windows 95 OSR2 e seguintes, o Netscape viu seus usuários sumirem num estalar de dedos, e dali em diante entrou numa decadência sem precedentes.”
» Galera, particularmente não acho que houve golpe baixo da toda-poderosa MS. Me respondam, quem não gosta de ter uma versão Windows c/ IE nativo, heim? Ou um MAC sem o famoso iTunes. Parabéns à MS, por ter ENRIQUECIDO seu sistema com IE. E se o Natscape caiu, é porque todos que aderiram ao IE gostaram e amaram o surgimento do IE, inclusive eu.
# Saturday, 29/12/2007, 00:01
Ghedin eu tenho medo de vc xD
# Saturday, 29/12/2007, 02:28
@ Manoel Antônio
Quem? Eu. E não foi porque gostaram e amaram o surgimento do IE que o Netscape caiu. Monopólio é algo mais complexo do que tu imagina…
[]’s
# Saturday, 29/12/2007, 02:32
Esta meio na moda ser anti-Microsoft, mas realmente essa empresa não é exemplo de ética
# Saturday, 29/12/2007, 03:49
ASUHAUSHAUSHAU… Ghedin : O vidente. Quer prever o futuro meu, Ghedin? AUSHUAHSUAHSUASUASHUAHS!!!
Sinceramente, esse NS estava somente com uma skin mais bonita e com a aquela estensão que se não me engano era Link Pad. Só… Mais nada, sendo que esses recursos existem no Flock.
# Saturday, 29/12/2007, 08:51
É uma pena que a AOL não aposte realmente no que vale apena. O Netscape em sua nova versão é um bom navegador (melhor que o firefox em minha opinião).
# Saturday, 29/12/2007, 09:14
Não Manoel Antônio, não quero parecer flammer, mas o que a Microsoft fez foi aumentar o seu monopólio. Por isso hoje ela sofre tantos processos judiciais.
Você pecou quando generalizou: “todos que aderiram ao IE gostaram e amaram o surgimento do IE”. A maioria das pessoas usa o IE simplesmente porque ele vem junto com Windows e nada mais. Muitas, muitas pessoas nunca ouviram falar no Netscape, no Opera ou no Firefox.
Me responda, entre usar um navegador que já vem com o sistema ou ter que entrar em algum site, baixar e instalar outro navegador, o que é mais cômodo? Claro que é usar o navegador do sistema, no caso, o IE.
Sim, a MS enriqueceu seu sistema, concordo com isso, mas não concordo com a sua teoria.
# Saturday, 29/12/2007, 22:25
Bom, sem comentários. Eu, particularmente, sou fã do Windows e “pago pau” pra Microsoft mesmo. Mas, indubitavelmente monopólio não é bom pra ningúem, principalmente pra nós, consumidores.
Mas que a Microsoft Corp. é uma grande empresa, é. E quem não gostaria de trabalhar nela?
# Saturday, 29/12/2007, 22:49
“Sim, a MS enriqueceu seu sistema, concordo com isso, mas não concordo com a sua teoria.”
Você está absolutamente certo (na minha opinião), em seus argumentos contrários a inclusão do IE no Windows. Contudo, creio ser errôneo pedir para a Microsoft não fazer isto e, ao mesmo tempo, manter absoluto silêncio em relação à Apple inserir o Safari nativamente no MacOS X ou vários distros do kernel Linux pré-instalarem o Firefox.
Dois pesos e duas medidas?
# Saturday, 29/12/2007, 23:49
Incluir o IE no Windows não tem problema nenhum, afinal, quem decide o que inclui ou não no Windows é o desenvolvedor (no caso, a Microsoft - claro). O problema é impô-lo ao usuário com eles faziam (?). Até o Windows Vista o IE fazia parte do core do sistema sendo impossível sua remoção. Mesmo que o usuário quisesse usar o navegador X, ele era obrigado a ter e usar (!) o IE em alguns casos forçados. Nem o Mac nem o Linux forçam seus usuários usar X ou Y. Não gostou? Desinstale e instale outro. Liberdade, simples assim.
# Saturday, 29/12/2007, 23:55
@ Manoel Antônio
Eu não gostaria de trabalhar na Microsoft. Se é pra ser remunerado eu preferiria trabalhar na Google Inc.

Mas trabalhar paralelamente em qualquer projeto open source me garantiria um reconhecimento muito maior. E isso me valeria muito mais que qualquer remuneração.
[]’s
# Monday, 31/12/2007, 14:15
Reconhecimento sozinho não paga contas no fim do mês. Você pode trabalhar no tempo livre num projeto open source para conseguir o reconhecimento e poder melhorar de vida. Veja que o “reconhecimento” no fundo é para você ganhar mais dinheiro, o que não é NADA DE ERRADO! Bom ano novo a todos! Com muita saúde e depois dinheiro.
# Monday, 31/12/2007, 20:42
@ elsonjunior0110
Há uma grande diferença entre incluir o Safari no Mac, o Firefox no Linux e o IE no Windows. Primeiramente porque é muito fácil mudar o navegador padrão do sistema no Mac e no Linux. Já no Windows é praticamente impossível sumir com o IE, tudo do sistema usa ele. Isso sem falar que o Windows é indiscutivelmente o sistema mais usado. Concordo com o Paulo Ricardo.